ACORDES DO CERRADO
VIOLA DE RAIZ
O Projeto Acordes do Cerrado surgiu diante da necessidade de documentar e resgatar o contexto de respeito e valorização a um instrumento tipicamentebrasileiro, a VIOLA, tecendo assim a raiz do estilo sertanejo e dando à viola caipira uma oportunidade de difusão entre vasto público, além de valorizar os inúmeros artistas que habitam principalmente as pequenas cidades do interior, e são os executores e compositores desse estilo.
Os acordes do melhor da viola de raiz ecoou por quatro dias no Espaço Cultural de Alexânia, em Goiás. Poetas, músicos, artistas de todas as idades e identidades, apresentaram suas criações no Festival Acordes do Cerrado – Viola de Raiz, que também teve concurso de quadrilhas, espetáculo de catira, além de barracas com comidas típicas. Shows com Renato Teixeira e Zé Mulato & Cassiano também fizeram parte da programação.
Essa grande confraternização da identidade cultural do Cerrado, que aconteceu entre os dias 1º e 4 de julho de 2010, foi uma realização do Instituto Latinoamerica, com co-produção da OVAL – Associação Orquestra de Violeiros de Alexânia-GO.
O Festival distribuiu R$ 22 mil reais, entre prêmios e ajuda de custos aos participantes. As 12 (doze) composições classificadas para as finais foram gravadas em CD e DVD.